fbpx

Então você decidiu se casar. Pode ser que você sonhe em casar na sua cidade natal, pode ser que você sonhe com um casamento na praia ou até com um destination wedding. Não importa onde ou quando seu casamento acontecerá, não é fácil saber como escolher seu fotógrafo de casamento… Mas não é tão difícil quanto você imagina! E é por isso que preparamos algumas dicas super úteis que podem fazer sua vida de noiva (ou noivo) mais fácil (:

como escolher seu fotógrafo de casamento

COMO ESCOLHER SEU FOTÓGRAFO DE CASAMENTO

PRIORIZAR É IMPORTANTE

Depois que você decidir o local do seu casamento e a data, é muito importante começar a busca pela pessoa que será responsável em eternizar o seu grande dia. E porque isso deve ser prioridade? Os noivos costumam fechar o contrato com o seu fotógrafo de casamento com pelo menos um ano de antecedência. De uns tempos pra cá isso tem mudado um pouco, mas não vale a pena arriscar. Então se fotografia é importante pra você, deve ser uma das primeiras coisas a serem decididas. E como as fotos do casamento serão a única coisa do seu casamento que vai sobrar pra contar história (literalmente), porque não garantir que isso seja feito da melhor forma possível?

Casando em BH no Espaço Província

O PREÇO DE UM BOM FOTÓGRAFO DE CASAMENTO

Gaste tempo pesquisando suas opções e contrate o melhor fotógrafo que você pode ter. Mesmo que isso signifique cortar um pouco de algumas áreas que são menos prioritárias… Sei que caro não necessariamente significa qualidade e que você pode ter muita sorte em encontrar um fotógrafo em conta com um trabalho bacana. Mas normalmente, experiência e qualidade são relacionadas com o preço. E você recebe pelo que você paga.

Já vi noivos chorando de alegria e emoção quando elas recebem as fotos de casamento e o álbum, mas já ouvi também sobre noivos que se arrependeram fortemente de não se esforçarem mais para terem um bom fotógrafo. Pode parecer óbvio falar isso já que sou uma fotógrafa de casamento. Mas é o mesmo conselho que eu dou para meus amigos próximos e minha família. Então, por favor não cometa o mesmo erro que esses casais.

Agora vamos ver algumas dicas práticas sobre como escolher seu fotógrafo de casamento.

Noiva se arruma no Célio Faria em BH

COMO DESCOBRIR OS MELHORES FOTÓGRAFOS

A primeira coisa é pedir indicações de amigos ou começar a reparar nos fotógrafos dos casamentos que você for convidado. É ótimo ter alguém de confiança que pode te dar dicas e apontar os primeiros passos nessa escolha. Além disso, não há ninguém melhor que você pra reparar se o comportamento do fotógrafo é aquilo que você gostaria de ter no seu casamento. Contudo, não deixe de levar em consideração que o que é bom pra outra pessoa pode não ser bom pra você, e nem sempre o que acontece num casamento vai acontecer da mesma forma em outro.

E como saber o que é bom pra você? Uma boa ideia é dar uma olhada em associações internacionais que listam os melhores fotógrafos de uma região como Fearless Photographers, ISPWP and WPJA. Depois, porque não pesquisar no Google ou no Instagram? Essas duas ferramentas possibilitam que você identifique mais o que você gosta e conheça um pouquinho do jeito do fotógrafo (seja pelo site ou pelo stories do instagram). Não se esqueça que é importante ter ao seu lado alguém que vai registrar seu casamento de uma forma que você vai ficar feliz em ver depois.

Se você está planejando um destination wedding, você pode escolher um fotógrafo no local do casamento ou trazer um fotógrafo de outra cidade ou até outro país. É bem legal saber que hoje em dia você pode pensar em qualquer lugar do mundo, e que não está limitado ao lugar do casamento. Claro que um fotógrafo de outro local pode aumentar um pouco os custos da fotografia, mas se você realmente ama o trabalho dele, é algo a se pensar. Quando eu me casei na Alemanha, eu trouxe um fotógrafo do Brasil e um de Portugal. Sei que um bom fotógrafo não precisa ver o local antes de fazer as fotos. Aliás, estar no lugar pela primeira vez pode ser uma grande fonte de inspiração…

Por isso, acredito que se você encontrar alguém que cujas fotos te fazem ficar de boca aberta e que mora próximo ao local do seu casamento, você provavelmente tem o vencedor!

casamento em bh

ENCONTRANDO SEU ESTILO

Com tantas fotos de casamento que vemos na internet, as vezes é difícil saber o que você realmente gosta. Vintage, alternativo, romântico, moderno, documentário, clássico… Não se perca tentando descobrir exatamente qual estilo é a sua cara. Ao invés disso, deixe seu coração decidir. Eu sei, parece meio clichê! Mas como você poderia escolher melhor a pessoa que vai registrar um dos dias mais importantes da sua vida? Se você ama as fotos e só consegue pensar que você gostaria que essas fossem as fotos do seu casamento, então você sabe: é seu estilo. Mesmo que as vezes você não consiga explicar o porquê de você gostar tanto daquele fotógrafo. São as cores? Os ângulos? O fato de que você se divertir muito ao ver as fotos? A única coisa que você sabe é que você se sente emocionado. Por fotos de estranhos. E isso é o suficiente.

entrada da noiva em casamento belo horizonte

É TUDO SOBRE CONEXÃO

Apesar de ser super importante encontrar um fotógrafo que é seu estilo, é mais importante ainda encontrar alguém com quem você se sente confortável. Seu fotógrafo de casamento vai vivenciar a maior parte do dia com você, e vai estar pertinho da sua família e amigos. Então não importa se vocês vão se encontrar pessoalmente ou marcar uma conversa por Skype, mas garanta que você vai passar um pouco de tempo com ele para ver como você vai se sentir. Isso não vai garantir apenas momentos mais felizes pra você no seu grande dia, mas também vai influenciar bastante em como as fotos vão ser.

Quem não ama aquelas fotos de momento espontâneas? É tudo sobre conexão!

foto espontânea de casamento em belo horizonte

Então agora você tem todas as informações sobre como escolher seu fotógrafo de casamento para fazer uma ótima decisão. O que você está esperando?

  • en