Afinal, o que é elopement wedding?

Nos últimos anos, o elopement wedding tem se tornado cada vez mais relevante. E o que já era uma tendência antes, acabou em maior destaque com a pandemia da COVID-19. Mas o que significa, afinal, elopement wedding? Quais são as vantagens? Qual a diferença entre elopement e o casamento tradicional? Tantas perguntas ainda surgem sobre o tema “elopement” que percebi que já estava passando da hora de falar sobre o tópico e ajudar você a entender se é algo que se encaixa nos seus sonhos :)

Vamos começar dando uma olhadinha no dicionário:

elope [ ih-lohp ]: verbo (usado sem objeto), e·loped, e·lop·ing.
fugir secretamente para se casar, geralmente sem o consentimento ou conhecimento dos pais.
fugir com um amante.
sair sem notificação ou permissão; fugir.

Parece meio intrigante, né? Embora o termo estivesse originalmente ligado a algo oculto ou proibido, ele foi tendo seu significado transformado no contexto do casamento. Ter um elopement wedding significa hoje que o casal se casa sozinho, ou acompanhado por apenas algumas pessoas. Geralmente envolve viajar, mesmo que não necessariamente para longe. Como dá pra ver, o termo ainda carrega intimidade e traz para o dia do casamento um quê de aventura.

Casamento e elopement wedding: qual é a diferença?

É apenas sobre o número de pessoas envolvidas? De jeito algum! Como falei antes, quando você decide fazer um elopement wedding, ou quer se casar a dois ou pelo não quer convidar muita gente. Mas as diferenças entre um elopement wedding e um casamento tradicional não param por aí. Estamos falando de custos, expectativas sociais e de toda ama experiência diferente. Então, aqui vai uma lista dos principais pontos de comparação:

Convidados: a maioria dos casamentos tradicionais terá uma lista com 100, 250 ou até mesmo às vezes 500 pessoas, dependendo da cultura. Um elopement wedding, por outro lado, significa que você terá um máximo de cerca de 10-15 pessoas ao seu lado.

Plano: geralmente planejar um casamento maior envolve mais tempo. Você tem que lidar com a tarefa (quase impossível) de fazer a lista de convidados, reservar o local do casamento (e outros fornecedores) com pelo menos um ano de antecedência, pensar em decoração, enviar convites alguns meses antes, etc. É muito mais fácil planejar um elopement wedding. Você tem um local incrível na cabeça? É isso. Não há (quase) limite algum para onde você pode realizar um elopement wedding. Você não precisa necessariamente reservar um local, ou até mesmo quebrar a cabeça para tentar descobrir quem você precisa convidar ou não. É por isso que, muitas vezes, as pessoas não precisam mais do que alguns meses para planejar seu elopement. Em alguns casos, até mesmo alguns dias são suficientes :p

Custos: vou falar mais sobre isso, mas não queria deixar de mencionar aqui. Você quer economizar? Talvez você sonhe em se casar, mas não vê nenhum sentido em investir milhares e milhares em um casamento grande. Essa é outra diferença entre um casamento tradicional ou um elopement wedding. Você pode criá-lo tão simples quanto quiser. E isto também significa que eles são geralmente muito mais baratas do que os casamentos tradicionais.

vantagens do elopement wedding

As maiores vantagens do elopement wedding

Reduzir os custos

Já que estávamos falando de custos, vamos começar com essa vantagem: os casamentos tradicionais podem sair bem caros. Quanto mais a gente pensa sobre eles, e mais conhecemos as possibilidades, mais coisas a gente quer. E junto com nossos desejos, a barrinha de custos começa a subir. O custo médio de um casamento no Brasil era em 2020 por volta de 150 mil reais! E quanto custa um elopement wedding? Você tem menos pessoas com quem lidar e não precisa reservar um local caro ou investir dinheiro em uma decoração enorme. Normalmente, isso significa investir por volta de 25-30mil reais em seu grande dia. Ter a possibilidade de criar algo único, que ainda se encaixa em um orçamento menor, é definitivamente uma das principais vantagens de decidir pelo elopement wedding.

Lugares dos sonhos

Ter um elopement wedding significa que você pode se casar em (quase) qualquer lugar com o qual você possa sonhar! Estamos falando de marcos históricos, topos de montanhas de tirar o fôlego, lagos cristalinos, ou até mesmo simplesmente descalços na praia. Você pode escolher um lugar que tenha sido parte de sua história juntos, ou um local para o qual você sempre falou em viajar – e mesclar dois sonhos em um só. Quando você decide por um elopement, suas opções são infinitas!

Flexibilidade

Muitas pessoas que planejaram seu casamento durante a pandemia da COVID ficaram super frustradas. Ter que decidir entre adiar ou cancelar a comemoração – mais de uma vez – é provavelmente o pesadelo de todo casal. Ainda assim, tive que lidar com muitas situações desse tipo em 2020-21. Transformar grandes casamentos em elopement weddings, não só trouxe alguma paz em tempos de incertezas, mas também permitiu que estes casais voltassem a sonhar. Tendo menos pessoas envolvidas e se tornando independentes das datas de reagendamento dos locais, os casais conseguiram finalmente fazer planos de novo :) Afinal de contas, os elopement weddings são muito mais flexíveis que os casamentos tradicionais.

dicas para ter um elopement wedding

6 dicas para ter um elopement wedding

Depois de ter lido tantas coisas ótimas sobre o elopement wedding, você provavelmente já está pensando em planejar um, né? Então aqui vai algumas dicas para começar a planejar seu elopement!

1. Planeje com um pouco de antecedência

Mesmo que você não precise planejar com meses de antecedência (como em comparação com um casamento tradicional), isso não significa que você pode simplesmente decidir ter um elopement e contar 1, 2, 3 e já. Sendo um dos mais importantes dias da sua vida, o elopement wedding também deve envolver algum planejamento. Com tantas possibilidades maravilhosas, quanto mais tempo você investir na decisão do que realmente importa para vocês dois, mais surpreendente será a sua aventura!

2. Contrate um excelente fotógrafo de casamento

Eloping está intimamente ligado ao sonho de ter uma experiência inesquecível com seu futuro cônjuge. Por isso, é de se esperar que eu diga que ter um excelente fotógrafo por perto vai possibilitar que esta aventura incrível fique guardada para sempre! Normalmente, a maior parte do orçamento de um elopement é investida em fotografia, e isso não é surpresa. Afinal, quem não quer reviver um dos dias mais importantes de suas vidas? Fotos bem feitas farão exatamente isso: elas permitirão que você sinta tudo de novo. E ainda que vocês possam compartilhar os momentos com sua família e amigos ♥️

E outra dica super importante: quando você estiver procurando um fotógrafo, eu sugiro que você tente encontrar alguém com quem possa se conectar. O fotógrafo passará o dia inteiro ao seu lado, e às vezes até vai fazer o papel de guia, ajudante ou amigo. Portanto, é super importante encontrar alguém que se ajuste bem a você :)

3. Considere os aspectos jurídicos e culturais

Você sonha em ter um elopement em outro país? Então este é um ponto particularmente importante para você. Se vocês querem obter uma licença de casamento de verdade, então vocês precisam pesquisar bem antes. Alguns países têm uma lista complicada de exigências, então você pode acaba preferindo fazer apenas algo simbólico (isto se aplica quando você planeja um elopement na Alemanha, por exemplo). Outros países ou regiões fecham os supermercados aos domingos, portanto é bom levar isto em consideração se você quiser comprar champanhe para comemorar mais tarde. As diferenças de idioma também podem ser um empecilho: portanto, não esqueça de verificar as possíveis limitações antes do grande dia.

4. Conheça seus fornecedores antes

Uma ótima maneira de saber mais sobre os aspectos legais e culturais de um elopement em um país diferente é ter bons fornecedores ao seu redor. Você sempre pode perguntar a eles sobre dicas locais :) E para que isso funcione ainda melhor, super recomendo que você os conheça antes! As chamadas de video (ainda bem) nos permitem criar uma conexão com aqueles que estarão envolvidos em nosso grande dia, mesmo que distantes. Isto dá espaço para que vocês se conheçam um pouco melhor, o que faz uma enorme diferença nos resultados. Como fotógrafa de casamentos, eu prefiro registrar pessoas que eu já conheço um pouco, em vez de apenas aparecer do nada entre dois estranhos. Isso me ajuda a deixar as pessoas confortáveis ao redor da câmera :) Caso contrário, eu simplesmente fotografaria todos da mesma maneira, sem nenhum detalhe único. Isso faz uma diferença tão grande nas fotos do casamento!

5. Não se sinta culpado

Muitas vezes encontro pessoas que adorariam fazer um elopement wedding, mas não conseguem, por se sentirem culpadas. “Como posso me casar e não convidar todos os meus amigos? Ou toda a minha família?” Casar não é para outras pessoas. É para vocês. Se vocês acham que não podem se casar sem ter todo mundo ao seu redor, porque vão sentir muita falta de ter todos ali, então o elopement wedding possivelmente não é a melhor opção para vocês (a menos que vocês façam um casamento grande depois, hihi). Mas se você ama a ideia de ser aventurar e ter um elopement wedding, e não há nada que te impeça a não ser a culpa: deixe isso de lado! Embora algumas pessoas possam ficar tristes por não estarem presentes no momento, é muito provável que elas acabem compreendendo que aquilo é seus sonho. Então, tente não ficar chateado com aqueles que não conseguirem entender.

6. Esteja preparado para a mudança de tempo

A última dica geralmente é ignorada, mas achei que valia a pena mencioná-la. Porque quando pensamos em um elopement wedding, isso significa muito freqüentemente, se casar no meio de uma natureza maravilhosa. Mas isso nos torna também suscetíveis a seus altos e baixos. Isto significa que casar no topo de uma montanha pode envolver neve ou um vento super forte. Ou você pode ser pego pela chuva, mesmo que se case na praia. Algumas coisas nós simplesmente não podemos controlar… Portanto, esteja pronto para as mudanças: ou se vestindo mais quente, ou apenas de braços abertos para a aventura! Eu já me diverti tanto fotografando casais com uma mudança de tempo não esperada… e no final tudo acabou se transformando em momentos incríveis e fotos maravilhosas. Portanto, não se desespere! O desconhecido pode trazer surpresas maravilhosas para você!

inspiring location to elope

Alguns locais super inspiradores para seu elopement wedding

Para finalizar este artigo sobre elopement wedding, achei que seria uma boa idéia trazer algumas idéias legais de locais pra te inspirar. Portanto, aqui estão alguns dos meus favoritos:

E aí, o que você acha? Está pronto para começar os planos pro seu elopement wedding? Então, me mande uma mensagem e vamos começar a conversar sobre as incríveis fotos de casamento que podemos criar!

VER TAGS
  • Inglês
  • Alemão